X

Professor de matemática consegue trazer luz a toda a sua aldeia com energia renovável

Na cidade de Bolodou, Guiné, todos pensavam que Ibrahima Tounkara estava louco quando ele iniciou um projeto para construir uma mini usina hidrelétrica.

No entanto, Ibrahima nunca desistiu. Ele tinha seu objetivo claro: levar eletricidade para sua pequena vila. Ele começou a pensar que precisaria de energia solar, depois de instalar placas e um pequeno estande para carregar laptops.

“Na cidade, eles não acreditaram quando expliquei que queria construir uma represa hidrelétrica. Em março de 2016, comprei um smartphone para acessar a Internet e informei sobre a operação das barragens. Concluí minha pesquisa em dezembro de 2016 e iniciei as obras. Graças aos diagramas e vídeos, fiz uma pequena turbina conectada por uma polia a um dínamo que transforma energia mecânica em eletricidade ”, explica Ibrahima com orgulho.

Depois, o jovem, juntamente com um pedreiro local, construiu uma pequena barragem para canalizar a água e levá-la a uma turbina enquanto regula o fluxo.

Ele dedicou todas as suas economias (cerca de cinco mil dólares), seu tempo e sua imaginação, e agora graças a ele, 90 casas em sua cidade têm eletricidade gerada por energia renovável.

via

Tags:
  • © 2019 Notícias do Bem. Todos os direitos reservados.